Aula magna marca início de curso de mentoria para diretores

O Ministério da Educação (MEC) promoveu uma aula magna para iniciar o Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares. A iniciativa organizada pela Secretaria de Educação Básica (SEB), ocorreu nesta terça-feira, 18 de março, e reafirma o compromisso do MEC com a formação de diretores escolares, com o fortalecimento da gestão escolar e com a qualidade da educação pública no Brasil. A iniciativa faz parte do Programa de Formação Continuada para Diretores Escolares e Técnicos das Secretarias de Educação (Proditec) e a transmissão está disponível no canal do MEC no YouTube. 

Estamos trabalhando para fortalecer e empoderar os profissionais da educação, que são fundamentais para a produção de conhecimento cada vez mais significativo e de qualidade no chão das nossas escolas”, declarou a secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt. “O papel do gestor e dos técnicos é essencial para o sucesso dos processos de ensino e de aprendizagem, seja por liderar as equipes e apoiar os professores ou por fazer a conexão entre as instituições e as comunidades em que elas estão inseridas, completou. 

Segundo a diretora de Formação Docente e Valorização dos Profissionais de Educação do MEC, Rita Esther de Luna, a expansão do Proditec permite que se possa alcançar os sujeitos que fazem, verdadeiramente, a gestão da educação nos estados e municípios. “É preciso entendermos que formar os sujeitos que estão à frente das escolas e das redes é muito importante para dar ainda mais suporte para que os professores possam trabalhar. Essa ampliação do programa e das iniciativas permite que nós possamos alcançar ainda mais profissionais e contribuir para uma melhora da educação no país”, afirmou. 

Durante o encontro, o MEC apresentou o Proditec e o Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares, de maneira a assegurar que todos entendessem o funcionamento do programa e da formação. A Aula Magna também ficou marcada pelo compartilhamento de boas experiências na formação de gestores. Por fim, buscou-se refletir sobre gestão escolar, do tempo e de lideranças.  

O curso é realizado em parceria com oito instituições federais de educação superior e oferta 3.200 vagas para todas as unidades da federação. A formação conta com uma carga horária de 210 horas, distribuídas em 20 semanas, e terá aulas semanais síncronas e atividades assíncronas, desenvolvidas em ambiente virtual de aprendizagem. A expectativa é que as turmas contem com profissionais de todas as unidades da federação para garantir diversos pontos de vista. Participam as seguintes universidades: de São Carlos (UFSCar); Federal Fluminense (UFF); de Goiás (UFG); do Rio Grande (FURG); do Piauí (UFPI); do Oeste do Pará (UFOPA); do Paraná (UFPR); e da Paraíba (UFPB). 

Participantes – Também estiveram presentes no encontro o coordenador-geral de Formação de Gestores Técnicos da Educação Básica, Roberto Júnior; o conselheiro da Câmara de Educação Básica (CEB) do Conselho Nacional de Educação (CNE), Israel Batista; o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Aléssio Costa; e a secretária adjunta de Educação do Rio Grande do Norte, Cleonice Kozerski. 

Estrutura –O Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares está organizado em dez salas de aprendizagem, que abordarão temáticas fundamentais para a gestão escolar:   

  1. Mentoria de diretores escolares: perspectivas teórico-metodológicas;   

  1. A relação com o saber e o aprender acadêmico, prático e relacional;   

  1. Escola conectada e cidadania digital;   

  1. Relações intra e interpessoais: comunicações no ambiente escolar;   

  1. Violências e contextos sociais e escolares;   

  1. Projeto político-pedagógico e gestão escolar;   

  1. Gestão escolar no processo de alfabetização e na recomposição de aprendizagens;   

  1. Educação integral: tempos e espaços na escola;   

  1. Gestão administrativa e financeira da escola;   

  1. Perfil do diretor: liderança e organização escolar.   

Proditec –Instituído pela Portaria nº 481, de 15 de maio de 2024, o Programa de Formação Continuada para Diretores Escolares e Técnicos das Secretarias de Educação tem a finalidade de formar esses profissionais considerando as dimensões político-institucional, pedagógica, administrativo-financeira, pessoal e relacional, de modo a contribuir para a melhoria dos resultados de aprendizagem dos estudantes. 

Entre outros objetivos, o programa visa estimular a institucionalização das trocas de experiências, o compartilhamento de boas práticas e o processo de autorreflexão entre os diretores escolares. Outra meta é incentivar as instituições de educação superior a apoiarem, por meio da prática da extensão universitária, as escolas públicas de educação básica nos processos de melhoria da gestão.  

Em 2024, o MEC investiu mais de R$ 10 milhões na formação de diretores escolares e técnicos das secretarias de educação. Para 2025, está prevista a expansão do programa, com a participação de mais 30 universidades federais e a oferta de mais de 15 mil vagas, com investimentos superiores a R$ 30 milhões.   

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB   

Fonte: Ministério da Educação