Adesão das escolas ao PDDE Educação Conectada vai até 27/6

O prazo para os gestores escolares aderirem ao Módulo Educação Conectada, da plataforma PDDE Interativo, referente ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), está aberto até o dia 27 de junho. Nesse módulo, os gestores escolares poderão responder ao monitoramento e elaborar seus Planos de Aplicação Financeira (PAFs), a fim de enviá-los para análise do Ministério da Educação (MEC). A iniciativa faz parte da Política de Inovação Educação Conectada (Piec), criada com o objetivo de apoiar as escolas na garantia de uma conectividade adequada para fins pedagógicos.   

Entre os critérios para classificação das escolas, o MEC determina a prioridade de escolas com Medidor Educação Conectada instalado e que alocaram recursos para contratação de serviço de internet no PAF. Os valores a serem recebidos pelas escolas elegíveis serão calculados em função da faixa de matrículas na educação básica do Censo Escolar de 2024:    

Faixa de matrículas na educação básica                                                                                   

Valor de repasse anual    

De 1 a 199                                      

R$ 2.451   

De 200 a 499    

R$ 3.328    

500 ou mais    

R$ 3.892    

Medidor Educação Conectada  A instalação do Medidor Educação Conectada em um dos computadores da escola, utilizado, preferencialmente, para atividades pedagógicas, pode ser realizada pelo site do MEC, na aba “Downloads e manuais”. A ferramenta é essencial para o monitoramento da qualidade de internet das escolas no país.    

Parâmetros de internet  A recomendação do MEC é que as unidades de educação básica levem em consideração os parâmetros mínimos de velocidade, definidos na Resolução do Comitê Executivo da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas nº 2/2024, no momento de contratação do plano de internet. Há, ainda, parâmetros recomendados para conexão de internet de rede interna sem fio (wi-fi) nas escolas públicas de educação básica, estabelecidos pela Resolução CE/ENEC nº 3/2024, e que deverão ser considerados pelas escolas que planejam investir em equipamentos de infraestrutura.    

Aquisição e uso A conectividade com intencionalidade pedagógica também pressupõe o uso de dispositivos adequados ao contexto educacional. Para orientar escolas e redes de ensino no processo de aquisição e uso desses equipamentos, com foco na melhoria da aprendizagem e na inclusão digital, o MEC disponibilizou o Guia para o Planejamento da Adoção de Dispositivos Tecnológicos. O planejamento deve priorizar a dimensão pedagógica, assegurando que os recursos tecnológicos sejam incorporados às práticas escolares de forma significativa e sustentável. 

Escolas ConectadasA Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), coordenada pelo MEC e o Ministério das Comunicações (MCom), reuniu todas as políticas públicas relacionadas e em andamento no governo federal.  

Para atingir seus objetivos, a Enec definiu, com base em parâmetros de referência, a conectividade adequada para as escolas, que deve permitir: a realização de atividades pedagógicas e administrativas on-line; o uso de recursos educacionais e de gestão; o acesso a áudios, vídeos, jogos e plataformas de streaming com intencionalidade pedagógica; e a disponibilidade de rede sem fio no ambiente escolar, composto por salas de aula, bibliotecas, laboratórios, salas de professores, áreas comuns e setores administrativos.  

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB) 

Fonte: Ministério da Educação

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