Exportações de Milho e Soja pelo Arco Norte Crescem Mais de 50% Até 2024, Revela Anuário da Conab

Volume de Exportações Mais que Dobra em Quatro Anos
As exportações de milho e soja pelos portos do Arco Norte registraram aumento superior a 50% nos últimos quatro anos. Segundo o Anuário Agrologístico 2025, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o volume exportado saltou de 36,7 milhões de toneladas em 2020 para 57,6 milhões de toneladas em 2024. Esse crescimento é atribuído a investimentos estratégicos em infraestrutura multimodal, incluindo expansão ferroviária e maior uso das hidrovias na Região Amazônica.
Proximidade das Novas Fronteiras Agrícolas e Infraestrutura
A localização privilegiada do Arco Norte, próximo ao MATOPIBA (região formada por Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), tem motivado investimentos que fortalecem a região como importante rota de escoamento agrícola. O modal ferroviário tem ganhado destaque, enquanto as hidrovias amazônicas ampliam seu papel no transporte de cargas, consolidando a logística local e reduzindo custos para os produtores.
Participação dos Principais Portos nas Exportações Brasileiras
Os portos de Santos (SP), Paranaguá (PR) e os do Arco Norte — como Itaqui (MA), Barcarena (PA) e Santarém (PA) — concentraram 81,2% das exportações brasileiras de soja e milho em 2024. A região Norte foi responsável por cerca de 38% desse total. A redução nos custos de frete, resultado da menor distância entre os centros produtivos e os portos, além da internalização dos fertilizantes, têm impulsionado a preferência dos agentes do mercado pela rota do Arco Norte.
Destaque para os Portos de Itaqui e Barcarena
Entre os portos do Arco Norte, Itaqui (MA) e Barcarena (PA) se destacam pelo crescimento expressivo nas exportações de milho e soja, com aumentos de 80,3% e 70,3%, respectivamente, entre 2020 e 2024. O porto de Itaqui passou de 11,21 milhões de toneladas para 20,22 milhões no período. Esse desempenho é apoiado pela maior utilização do modal ferroviário, que garante rapidez e segurança no transporte das cargas.
Projetos Ferroviários Estratégicos em Expansão
O plano ferroviário nacional conta com cinco grandes projetos estruturantes que devem fortalecer ainda mais a logística do país. Entre eles estão a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), o prolongamento da Ferrovia Norte-Sul até o porto de Vila do Conde (PA), o Anel Ferroviário do Sudeste e a Ferrogrão — ferrovia planejada para escoar grãos do Centro-Oeste pelo Arco Norte, ligando Mato Grosso ao Pará por 933 quilômetros. Essas obras visam otimizar o transporte e a competitividade do agronegócio brasileiro.
Hidrovias em Crescimento e Sustentabilidade
As hidrovias brasileiras também apresentam crescimento, com aumento de 24% no número de armazéns com acesso hidroviário entre 2017 e 2025. A Região Amazônica é a principal responsável pelo transporte fluvial, movimentando quase dois terços do total nacional. Este modal é considerado mais sustentável e eficiente, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa.
Investimentos Federais para Expansão das Hidrovias
Em 2025, o governo federal anunciou investimentos de R$ 4,8 bilhões para ampliar a navegabilidade das hidrovias brasileiras por meio do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Além de estimular a geração de empregos e renda, essa iniciativa apoia a descarbonização da matriz logística do país. Estudos mostram que o transporte hidroviário reduz em até 95% as emissões em comparação ao modal rodoviário e em 70% frente ao ferroviário.
Mais Informações no Anuário Agrologístico 2025
O Anuário também traz dados detalhados sobre a logística de exportação de soja, milho e farelo de soja, além da importação de fertilizantes, reforçando a importância do fortalecimento da infraestrutura para o crescimento do agronegócio brasileiro.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio