MEC apresenta experiências exitosas na alfabetização de adultos

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), homenageou cinco experiências pedagógicas exitosas desenvolvidas por professores da educação de jovens e adultos (EJA). O objetivo da ação, que foi transmitida pelo canal do MEC no YouTube na sexta-feira, 13 de junho, foi valorizar a prática docente e fortalecer a alfabetização nessa modalidade de ensino nas diversas regiões do país.
A iniciativa integrou o curso “Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos”, promovido pela Secadi em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Cátedra Unesco de EJA. Foram destacadas experiências exitosas realizadas em Alagoas, no Maranhão, no Espírito Santo, no Paraná e em Goiás.
As experiências selecionadas vão compor um livro que reunirá práticas pedagógicas inovadoras e eficazes no processo de alfabetização de jovens, adultos e idosos. A iniciativa busca inspirar outros educadores e dar visibilidade à diversidade de contextos e estratégias no país.
A diretora de Políticas de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos do MEC, Ana Lúcia Sanches, ressaltou a importância da política pública, que apresentou avanços no recente levantamento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Segundo os dados divulgados na última sexta-feira, 13 de junho, o Brasil registou a menor taxa de analfabetismo (5,3%) da série histórica, iniciada em 2016. Sanches ressaltou, porém, que ainda há muito trabalho a ser feito.
“A EJA melhorou o seu contexto de população não alfabetizada, mas ainda temos grandes desafios. A educação de jovens e adultos vai melhorar no Brasil quando a gente reencantar os estudantes para estar e permanecer na EJA. Iniciativas como essas apresentadas revelam que temos muita gente fazendo com que os estudantes se encantem novamente com a EJA nesse país, inspirando outros colegas para replicar as experiências a sua maneira, cada um no seu território, para melhorar a qualidade da oferta de EJA”, destacou a diretora.
Premiações – Durante a live, foram destacadas as seguintes iniciativas:
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“Mulheres na EJA no Município de Olho d’Água das Cunhãs: vozes que inspiram, histórias que transformam”, das professoras Erica de Moraes dos Santos, Maria Margarida Silva Barros e Samara de Oliveira Nascimento, do município de Olho d’Água, no Maranhão. O projeto consistiu na entrevista com alunas da EJA que compartilharam suas trajetórias nos estudos, marcadas por interrupções forçadas. Desses relatos foi produzido um cordel coletivo, com base nos sentimentos de cada aluna.
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“EJA: um caminho de aprendizagem significativa e produção de sentido”, no município de Guarapari, no Espírito Santo, da professora Gesica Guedes de Santana Malta. A iniciativa visou conectar os conteúdos às vivências e práticas dos alunos, mostrando como o conhecimento está presente no cotidiano profissional, pessoal, cultural e social.
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“Roda de conversa, espaço de construção de identidades coletivas”, de Londrina, no Paraná, pelo professor Carlos Roberto de Oliveira. Semanalmente, uma roda de conversa é realizada a partir de imagens, filmes e diferentes gêneros textuais, buscando refletir questões como cidadania, machismo, direitos, desigualdade social e preconceitos, como forma de criar espaço de diálogo com os educandos da EJA, levando–os a refletir sobre a realidade em que estão inseridos.
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“Lendo, escrevendo e se conectando”, realizado na Cidade Ocidental, em Goiás, pelo professor Marcos do Nascimento Silva. A proposta utilizou o laboratório de informática uma vez por semana, como forma de complementar a aprendizagem dos estudantes da EJA nos conteúdos de português e matemática.
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“Aprendendo as letras do alfabeto com rótulos: experiências de aulas no Programa Brasil Alfabetizado”, do município de Manaus, no Amazonas, feito pelas professoras Leila Camila Pereira Lisboa Cassote, Marize Marisol da Silva Ferreira e Raqueline da Silva Moraes. A atividade foi pensada para estimular a escrita e a leitura por jovens e adultos em processo de alfabetização, utilizando rótulos de diferentes produtos com a finalidade de associar as letras do alfabeto.
Pacto EJA – Instituído pelo Decreto nº 12.048/2024, o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos é uma política pública construída de forma colaborativa pelo MEC com a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios. Os objetivos são superar o analfabetismo; elevar a escolaridade; ampliar a oferta de matrículas da EJA nos sistemas públicos de ensino, inclusive entre os estudantes privados de liberdade; e aumentar a oferta da EJA integrada à educação profissional.
O MEC prevê um investimento de R$ 4 bilhões no programa, até o fim da atual gestão. Com uma estratégia integrada, o Pacto EJA articula programas do próprio ministério, entre o MEC e outras pastas e em conjunto com outros entes federativos, a sociedade civil, o setor produtivo, organismos internacionais e movimentos sociais.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secadi
Fonte: Ministério da Educação