MEC participa de workshop sobre tecnologias digitais no PNLD

O Ministério da Educação (MEC) esteve presente no Research and Innovation Workshop on AI-Enhanced Textual Analysis for Brazil’s Textbook Policy (PNLD), realizado entre os dias 19 e 23 de maio na Universidade Harvard, em Cambridge, Massachusetts. No evento, foram apresentadas pesquisas em andamento e discutidas metodologias inovadoras e estratégias para a aplicação de inteligência artificial na modernização do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). A programação incluiu palestras, oficinas, mesas-redondas e visitas técnicas ao MIT Media Lab e à Harvard Kennedy School. 

O workshop reuniu pesquisadores e especialistas do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), da Universidade de Harvard e do Massachusetts Institute of Technology (MIT), além de representantes do MEC e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). 

O PNLD é uma política pública essencial e complexa, que garante o acesso de estudantes da rede pública a materiais didáticos de qualidade. O processo começa com a publicação do edital, segue com a inscrição das obras pelas editoras, passa por uma avaliação pedagógica rigorosa e culmina na escolha dos materiais pelos professores. Em seguida, ocorre a negociação dos valores, a produção e a distribuição dos livros às escolas. Todo esse processo só é possível graças à integração entre o MEC e o FNDE, que atuam de forma coordenada com a sociedade civil e o setor privado para assegurar a execução eficiente e abrangente dessa política. 

“Foram dias de muitas discussões, considerando o uso de ferramentas de transformação digital para aprimorar o PNLD. As trocas com os pesquisadores da universidade ofereceram perspectivas valiosas e promissoras”, afirmou Anita Stefani, diretora de Apoio à Gestão Educacional do MEC. 

Além disso, o evento contou com a palestra da Professora Catherine Snow, psicóloga educacional e linguista aplicada da Harvard Graduate School of Education. Nessa ocasião, a professora apresentou algumas análises sobre metodologias eficazes para aprendizagem a partir de materiais didáticos, com foco na alfabetização. 

A participação no evento também envolveu a discussão de iniciativas voltadas à integração de dados, à automação de análises pedagógicas e à ampliação do uso de tecnologias digitais no contexto educacional. O diálogo entre instituições brasileiras e internacionais gerou subsídios importantes para o aprimoramento contínuo do PNLD. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB) 

Fonte: Ministério da Educação

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