Parlamento Juvenil do Mercosul encerra etapa nacional em Brasília

A programação da etapa nacional do Parlamento Juvenil do Mercosul, realizada em Brasília, no Distrito Federal, encerrou na quinta-feira, 29 de maio. O grupo de 79 estudantes passou a semana na capital federal, onde o Ministério da Educação (MEC) promoveu uma série de debates, encontros e visitas em locais de elaboração política como a própria pasta, o Congresso Nacional, o Palácio do Itamaraty e instituições de ensino. 

A comitiva esteve no Campus Brasília doInstituto Federal de Brasília (IFB)para debater o eixotemáticoJovens e trabalho. Estudantes que fazem parte do programa Pé-de-Meia se incorporaram à roda de conversa, onde puderam expressar o impacto do programa em suas vidas. Na sequência, a comitiva aprovou o texto da Carta dos Jovens Parlamentares Brasileiros e realizou a eleição dos representantes do grupo para a etapa internacional do Parlamento Juvenil do Mercosul, que será realizada em Foz do Iguaçu, no Paraná, entre 11 e 13 de agosto. Nesse encontro, estarão presentesum representante de cadaprovíncia, departamento ou estado dos países-membros doMercosul. 

Essa carta é resultado da união dos nossos diferentes olhares, vozes e experiências e, acima de tudo, da nossa vontade de fazer a diferença. Quando pessoas com sonhos parecidos se reúnem, nascem palavras como essas: afirmar o compromisso com a integração regional que transcende interesses estritamente econômicos e comerciais é de suma importância. Essa ligação precisa ser construída com inclusão educativa, participação educativa, direitos humanos e direitos de raça. Não por acaso, são esses os pilares que guiam o Parlamento Juvenil do Mercosul. E sobre eles, compartilhamos nossas reflexões com a esperança de um Mercosul mais unido e solidário”, diz a carta assinada pelos estudantes. 

Etapa nacional Em Brasília, o grupo de estudantes do Parlamento Juvenil do Mercosul foi recebido no MEC, na última terça-feira, 27 de maio, onde foi realizada uma palestra sobre noções do ordenamento jurídico brasileiro e do eixo de inclusão educativa. Os jovens ainda foram recebidos pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em seu gabinete. Na sequência, o grupo visitou o Itamaraty, onde o debate girou em torno bloco doMercosul e suas instâncias doParlasul, do eixo de integração regional e de diferentes formas de dialogar e buscar consensos e soluções para problemas comuns. 

Na quarta-feira, 28 de maio, as atividades ocorreram no Congresso Nacional, com visitas à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal, onde foi realizada uma roda de conversa com parlamentares que também integram o Parlasul. 

Exercendo o papel de parlamentar por dois anos, as delegações nacionais têm a função de ouvir os jovens estudantes dos países-membros doMercosule abrir espaço para que, juntos, possam discutir a realidade em queestão inseridose buscar meios para interferir positivamente na sua escola e comunidade, compartilhando suas visões sobre o tipo de escola de ensino médioquequerem, enquanto refletem sobre valores como a participação cidadã,o respeito à democracia e aos direitos humanos,a consciência social,a cultura da paze o cuidado com o meio ambiente. 

PJM –OParlamento Juvenil do Mercosul é uma iniciativa doSetor Educacional doMercosul(SEM), que proporciona aos jovens estudantes de redes participantes dos países-membros e associados do bloco um espaço de encontro e diálogo e incentiva o protagonismo juvenil para a geração de propostas sobre temáticas de interesse comum. O tema desta edição do PJM é “A integração regional e as mudanças climáticas”.    

O programa se propõe a ajudar os jovens a compreender o mundo, resolver problemas e atuar de forma cidadã, ética e responsável em sua comunidade e na sociedade. Além disso, os participantes desenvolvem competências e habilidades comodomínio da linguagem, compreensão de fenômenos, enfrentamento de situações-problema, construção de argumentação e elaboração de propostas.   

O MEC realiza a iniciativa por meio daSecretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) e da Secretaria de Educação Básica (SEB), que atuam em parceria com a Assessoria de Assuntos Internacionais da pasta.  

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informaçõesdaSecadi   

Fonte: Ministério da Educação

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