Parlamento Juvenil do Mercosul encerra etapa nacional em Brasília

A programação da etapa nacional do Parlamento Juvenil do Mercosul, realizada em Brasília, no Distrito Federal, encerrou na quinta-feira, 29 de maio. O grupo de 79 estudantes passou a semana na capital federal, onde o Ministério da Educação (MEC) promoveu uma série de debates, encontros e visitas em locais de elaboração política como a própria pasta, o Congresso Nacional, o Palácio do Itamaraty e instituições de ensino.
A comitiva esteve no Campus Brasília do Instituto Federal de Brasília (IFB) para debater o eixo temático “Jovens e trabalho”. Estudantes que fazem parte do programa Pé-de-Meia se incorporaram à roda de conversa, onde puderam expressar o impacto do programa em suas vidas. Na sequência, a comitiva aprovou o texto da Carta dos Jovens Parlamentares Brasileiros e realizou a eleição dos representantes do grupo para a etapa internacional do Parlamento Juvenil do Mercosul, que será realizada em Foz do Iguaçu, no Paraná, entre 11 e 13 de agosto. Nesse encontro, estarão presentes um representante de cada província, departamento ou estado dos países-membros do Mercosul.
“Essa carta é resultado da união dos nossos diferentes olhares, vozes e experiências e, acima de tudo, da nossa vontade de fazer a diferença. Quando pessoas com sonhos parecidos se reúnem, nascem palavras como essas: afirmar o compromisso com a integração regional que transcende interesses estritamente econômicos e comerciais é de suma importância. Essa ligação precisa ser construída com inclusão educativa, participação educativa, direitos humanos e direitos de raça. Não por acaso, são esses os pilares que guiam o Parlamento Juvenil do Mercosul. E sobre eles, compartilhamos nossas reflexões com a esperança de um Mercosul mais unido e solidário”, diz a carta assinada pelos estudantes.
Etapa nacional – Em Brasília, o grupo de estudantes do Parlamento Juvenil do Mercosul foi recebido no MEC, na última terça-feira, 27 de maio, onde foi realizada uma palestra sobre noções do ordenamento jurídico brasileiro e do eixo de inclusão educativa. Os jovens ainda foram recebidos pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em seu gabinete. Na sequência, o grupo visitou o Itamaraty, onde o debate girou em torno bloco do Mercosul e suas instâncias do Parlasul, do eixo de integração regional e de diferentes formas de dialogar e buscar consensos e soluções para problemas comuns.
Na quarta-feira, 28 de maio, as atividades ocorreram no Congresso Nacional, com visitas à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal, onde foi realizada uma roda de conversa com parlamentares que também integram o Parlasul.
Exercendo o papel de parlamentar por dois anos, as delegações nacionais têm a função de ouvir os jovens estudantes dos países-membros do Mercosul e abrir espaço para que, juntos, possam discutir a realidade em que estão inseridos e buscar meios para interferir positivamente na sua escola e comunidade, compartilhando suas visões sobre o tipo de escola de ensino médio que querem, enquanto refletem sobre valores como a participação cidadã, o respeito à democracia e aos direitos humanos, a consciência social, a cultura da paz e o cuidado com o meio ambiente.
PJM – O Parlamento Juvenil do Mercosul é uma iniciativa do Setor Educacional do Mercosul (SEM), que proporciona aos jovens estudantes de redes participantes dos países-membros e associados do bloco um espaço de encontro e diálogo e incentiva o protagonismo juvenil para a geração de propostas sobre temáticas de interesse comum. O tema desta edição do PJM é “A integração regional e as mudanças climáticas”.
O programa se propõe a ajudar os jovens a compreender o mundo, resolver problemas e atuar de forma cidadã, ética e responsável em sua comunidade e na sociedade. Além disso, os participantes desenvolvem competências e habilidades como domínio da linguagem, compreensão de fenômenos, enfrentamento de situações-problema, construção de argumentação e elaboração de propostas.
O MEC realiza a iniciativa por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) e da Secretaria de Educação Básica (SEB), que atuam em parceria com a Assessoria de Assuntos Internacionais da pasta.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secadi
Fonte: Ministério da Educação