Programas Sociais do Ministério do Esporte serão avaliados pela Comissão de Esporte do Senado

Os programas Segundo Tempo e Paradesporto Brasil em Rede (PPBR) passarão por avaliação da Comissão de Esporte do Senado Federal (Cesp). A decisão foi tomada pelas oito comissões permanentes da Casa, que definiram 11 políticas públicas a serem analisadas este ano, entre elas os dois programas sociais do Ministério do Esporte. A avaliação reflete uma preocupação legítima com a efetividade das políticas públicas voltadas para o esporte, a inclusão social e o desenvolvimento humano no Brasil.

O PST foi um dos mais relevantes programas sociais do Ministério do Esporte, que, entre 2003 e 2016, beneficiou milhões de pessoas ao investir em núcleos esportivos e na formação de profissionais da área, por meio de parcerias com governos estaduais, municipais e com a sociedade civil. Já o PPBR é um programa que conecta o Ministério do Esporte às universidades e institutos federais, em uma robusta parceria federativa, promovendo a abertura dessas instituições para as comunidades e para a prática do esporte por pessoas com deficiência (PcD), gerando conhecimento acadêmico a partir da prática.

“A avaliação do Segundo Tempo representa um passo fundamental na construção de políticas públicas mais eficientes, transparentes e inclusivas. O PST tem desempenhado papel essencial na promoção do esporte educacional e na inclusão de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade. Avaliar seu funcionamento, resultados e desafios é uma demonstração de responsabilidade com o dinheiro público, e, sobretudo, com as milhares de famílias que se beneficiam dessa iniciativa”, afirmou o secretário nacional de Esporte Amador, Educação, Lazer e Inclusão Social (Sneaelis), Paulo Henrique Cordeiro.

O colegiado fará duas audiências públicas e analisará dados do Ministério do Esporte, seguindo as orientações dos Requerimentos 6/2025/CEsp e 7/2025, das senadoras Mara Gabrilli e Teresa Leitão. O plano prevê que, até 30 de novembro, seja apresentado o relatório preliminar. Já o relatório final, elaborado pela senadora Teresa Leitão, recomendará aos órgãos governamentais envolvidos sugestões de aprimoramento legislativo.

O secretário nacional de Paradesporto, Fábio Araújo, também vê como positiva essa avaliação do Legislativo aos programas, em especial ao PPBR. Ele acredita que a iniciativa representa um gesto concreto de valorização das políticas públicas voltadas à inclusão da pessoa com deficiência por meio do esporte.

“Hoje, 11 núcleos do PPBR estão em funcionamento e beneficiam mais de 400 pessoas com deficiência por meio da prática do paradesporto, e nossa expectativa é seguir ampliando esse alcance, com a instalação de pelo menos mais sete novos núcleos em regiões onde ainda não chegamos. Essa avaliação no âmbito do Senado traz legitimidade ao programa, fortalece sua continuidade e nos ajuda a qualificar ainda mais sua execução. Esperamos que o processo gere contribuições valiosas para a consolidação do PPBR como política de Estado, com impacto real na vida de quem mais precisa”, ressaltou o secretário.

Para a diretora de Políticas Públicas do Esporte Amador, Educação, Lazer e Inclusão Social, Ludmila Martins, a partir dos dados, estudos e recomendações da iniciativa, o Ministério do Esporte poderá aprimorar estratégias, corrigir eventuais distorções e até mesmo expandir os impactos positivos dos programas.

“Essa análise vai contribuir para a identificação de pontos fortes e fragilidades do programa e, com isso, aprimorar sua gestão, consecução e execução, além de fortalecer a credibilidade do próprio ministério, atrair mais investimentos, emendas parlamentares, obter apoio político e social e assegurar transparência junto aos órgãos de controle externo e da própria sociedade. Essas avaliações geram um sinal de maturidade e permitem avançar com solidez e eficiência no compromisso social que o ministério tem com a sociedade e com suas políticas públicas”, concluiu Ludmila.

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte

Fonte: Ministério do Esporte

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.