UFFS lança documentário sobre práticas de Educação Integral

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), lançou o documentário Entre o inédito e o viável: práticas da escola em tempo integral na Região Sul. A produção reúne experiências exitosas do programa Escola em Tempo Integral, desenvolvido pelo MEC, em seis escolas públicas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e já está disponível no canal @uffseducacaointegral no YouTube.
A iniciativa é fruto do projeto Formação Continuada do Programa Escola em Tempo Integral – Região Sul – 2025, promovido pela UFFS em parceria com o MEC. O objetivo é valorizar e divulgar experiências pedagógicas que dialogam com os territórios e fortalecem a construção de uma educação pública integral, inclusiva e transformadora.
Selecionadas entre mais de 40 propostas inscritas por meio de edital, as seis experiências retratadas no documentário representam a diversidade e o compromisso das redes de ensino da região. A produção audiovisual foi orientada por professores coordenadores do projeto nos três estados.
Experiências retratadas – No Paraná, o Colégio Estadual do Campo Cely Tereza Grezzana (Chopinzinho) e a Escola Municipal Aroldo de Freitas (Pinhais) apresentaram projetos que integram educação, cultura e sustentabilidade. Em Santa Catarina, a Escola Básica Municipal Encano Central (Indaial) e a Escola do Campo em Tempo Integral Bela Vista (Nova Itaberaba) se destacaram pelo envolvimento comunitário e currículo articulado com o território.
Coordenador regional em Santa Catarina do projeto de formação da UFFS, o professor Alexandre Matiello trabalhou na produção do vídeo da Escola Básica Municipal Encano Central, de Indaial (SC). Ele compartilha que a visita à escola foi marcante. “Nós vimos que aquele projeto de educação integral está alicerçado num diálogo intenso com a comunidade. Todos os esforços que a gente viu lá dependiam de um coletivo, que tinha um espírito de engajamento bastante peculiar”, afirma.
Segundo Matiello, o nível de integração entre docentes e gestores da unidade mostra como a escola é um projeto prioritário na vida deles. “Eles estão ali ensinando e se envolvendo com esse projeto porque acreditam, não é simplesmente um ofício, uma profissão, é algo que eles fazem com muito encantamento. Um envolvimento que vai para além das horas de expediente”, reporta.
Para o professor, o fato de se tratar de uma escola antiga na região intensificou o comprometimento também das famílias que se dedicam ao projeto de forma voluntária. “A gente vê as crianças muito felizes, porque é uma escola que oferece oportunidades de aprendizado, principalmente em relação à natureza, à cultura e à participação. Ela também tem um grêmio estudantil, o que é raro em uma escola de ensino do primeiro fundamental”, completa.
No Rio Grande do Sul, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Augusta (Campo Bom) e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Vidal de Negreiros (Santa Cruz do Sul) abordaram práticas inspiradoras de aprendizagem ativa e em contato com a natureza.
A produção do documentário contou com o acompanhamento dos coordenadores regionais da UFFS nos processos de filmagem, garantindo sensibilidade e fidelidade à realidade das escolas retratadas.
Segundo os coordenadores, as experiências traduzem o potencial transformador da Educação Integral quando há articulação entre escola, comunidade e gestão pública, ampliando o tempo, os espaços e os modos de aprender.
Tempo integral – O Programa do MEC Escola em Tempo Integral fomenta a criação de matrículas em tempo integral (igual ou superior a 7h diárias ou 35h semanais) em todas as etapas e modalidades da educação básica. A medida proporciona a ampliação da jornada de tempo na perspectiva da educação integral e a priorização das escolas que atendem estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica. O governo federal fornece assistência técnica e financeira considerando propostas pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Fonte: Ministério da Educação