Ultracargo conclui desvio ferroviário que liga Paulínia (SP) a Rondonópolis (MT) e fortalece a logística de biocombustíveis

A Ultracargo, maior empresa independente de armazenagem de granéis líquidos do Brasil e referência em soluções logísticas integradas, finalizou a construção de um desvio ferroviário estratégico que conecta o terminal Opla, em Paulínia (SP), à unidade da companhia em Rondonópolis (MT). O novo trecho ferroviário visa facilitar o transporte de etanol de milho vindo do Centro-Oeste e o envio de derivados de petróleo para abastecer o maquinário agrícola da região.
Infraestrutura robusta com foco em eficiência logística
O novo desvio ferroviário tem 4,4 quilômetros de extensão, conta com 14 posições de carga e 28 de descarga, e está integrado à malha ferroviária da Rumo. A operação será realizada por trens com até 80 vagões, aproveitando a capacidade de carga tanto na ida quanto na volta. Com tancagem estática de 180 mil metros cúbicos, o sistema poderá movimentar até 6 milhões de metros cúbicos de produtos por ano — sendo metade de etanol e a outra metade de derivados de petróleo.
O projeto, que começou em 2023, recebeu um investimento de aproximadamente R$ 200 milhões.
Aposta em logística sustentável e integrada
Segundo Fernando Dihel, diretor executivo de Desenvolvimento de Negócios da Ultracargo, a iniciativa reforça o papel da companhia como provedora de soluções logísticas voltadas ao agronegócio. “Ao facilitar o escoamento da produção de etanol de milho e garantir o fornecimento de combustíveis para o Centro-Oeste, reforçamos nosso compromisso com a eficiência, segurança e sustentabilidade”, afirmou.
Crescimento da produção de etanol de milho impulsiona demanda logística
O Brasil já ocupa a posição de segundo maior produtor mundial de etanol de milho, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA). Na safra 2024/25, a produção nacional cresceu cerca de 30%, saltando de 6,3 para 8,2 milhões de metros cúbicos. O Mato Grosso lidera a produção com 6,70 bilhões de litros, sendo 5,62 bilhões de etanol de milho — um avanço de 17% em relação à safra anterior, superando a média nacional de crescimento de 3,65%.
Redução de emissões e impacto ambiental
Fulvius Tomelin, presidente da Ultracargo, destaca os ganhos ambientais do modal ferroviário. “Além de diminuir o tráfego de caminhões em longas distâncias e a poluição sonora, substituir carretas por trens pode reduzir em até 35% as emissões de CO₂, o que equivale a cerca de 51 mil toneladas a menos por ano”, explicou.
Planos de expansão continuam em 2025
A Ultracargo já tem novos projetos previstos para 2025, incluindo:
- Entrega de mais um trecho de ferrovia e ampliação da capacidade de armazenagem em Rondonópolis (MT);
- Expansão das operações no terminal portuário de Santos (SP);
- Inauguração do terminal de Palmeirante (TO), que reforçará a logística de combustíveis no Arco Norte.
“Nosso foco é integrar modais, otimizar rotas e destravar o potencial competitivo do Brasil. Corredores logísticos como o que conecta São Paulo ao Mato Grosso e o que liga Maranhão e Tocantins são fundamentais para reduzir gargalos, custos logísticos e impactos ambientais”, conclui Tomelin.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio