Webinário debate os desafios para a aprendizagem matemática

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), promoveu, nesta terça-feira, 25 de fevereiro, um webinário voltado para a aprendizagem sobre matemática. Intitulado “Somando Vozes por Toda Matemática”, o encontro reuniu professores e estudantes para debater temas como a relevância do conhecimento pedagógico na aprendizagem da matemática e a importância dessas práticas para a melhoria do ensino.  

“Precisamos continuar desenvolvendo as políticas públicas para o aprendizado. Inclusive, muitas delas surgiram de ideias vindas da Olimpíada Brasileira dos Professores de Matemática do Ensino Médio no Brasil (OPMbr)”, afirmou o professor da rede pública Rubens Netto, medalhista da olimpíada. 

Os estudantes foram representados por Otávio Carvalho, de 15 anos, medalhista de ouro na Olimpíada Carioca de Matemática. Ele exaltou o papel dos professores em sua trajetória – graças à premiação pelos estudos, ganhou uma viagem aos Estados Unidos, em que visitou a Nasa. “A matemática dá muitas oportunidades às pessoas, mas, sem a valorização dos professores, isso nunca seria possível”, colocou o jovem. 

O evento marcou o início do processo de engajamento e mobilização para a Escuta Nacional de Professores que Ensinam Matemática, que ouvirá docentes para mapear perfis, anseios e realidades. O objetivo do levantamento é coletar insumos para a definição de ações e estratégias para a construção de políticas, com base nas respostas dos professores sobre seu perfil profissional, suas demandas formativas, suas práticas pedagógicas, desafios para o ensino do componente, entre outros pontos.  

O MEC realizará um novo webinário, dentro do processo de mobilização para a Escuta Nacional de Professores que Ensinam Matemática, no dia 10 de março. O intuito é abordar os desafios enfrentados por todas as etapas da educação básica, contando com a participação dos envolvidos nesse processo, os professores. Com isso, serão estabelecidos os princípios de uma política voltada ao compromisso com o direito de aprender matemática, em construção pelo Ministério. 

Assessoria de Comunicação do MEC, com informações da SEB 

Fonte: Ministério da Educação